sábado, 23 de novembro de 2013

Pa Kua - Oito Mutações

Para encerrar nosso 1º Seminário de Filosofia e Técnicas de Artes Marciais, no dia 30/10/13, tivemos a apresentação e práticas do Pa Kua, com o mestre Gabriel dos Passos. Veio com este a equipe de Eldorado do Sul, e juntos apresentaram ao público as diversas especialidades de sua arte. Tai Chi, Acrobacia, Arqueria, Defesa Pessoal, Armas de Corte, e outras. Cada uma poderia ser objeto de um seminário, pois a riqueza de conhecimentos é grande.
Todos os presentes aproveitaram para fazer muitos questionamentos, e ficou agendado um novo encontro para que nossa equipe do Budô visite a academia do Pa Kua em Eldorado, dirigida pelo orientador Akram.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

O Kickboxing no 1º Encontro de Filosofia e Técnica

A reunião ocorreu em 22/10, e foi presidida e ministrada pelo mestre Antônio César Prado, onde teoricamente foram apresentados os “Aspectos Esportivos do Kickboxing, Arbitragem e Regras de Competição da Modalidade Point Fight”, seguindo-se de uma simulação de campeonato.
O kicboxing é uma arte moderna, que surge inicialmente nos EUA, da fusão entre o karatê e o boxe. Inicialmente chamou-se karatê full contact, e seus fundadores, os mestres de karatê Bill Wallace e Jeff Smith, tinham por objetivo poder realizar competições com maior contato e menor risco para a integridade do atleta, por usar as proteções do boxe. Depois outro mestre aderiu ao esporte, o francês Domenique Valera.

sábado, 9 de novembro de 2013

1º Seminário de Filosofia e Técnicas de Artes Marciais

O Comando do 2º Pelotão promoveu, no Clube Sete de Setembro, o 1º Seminário de Filosofia e Técnica, para apresentar aos públicos interno e externo da Brigada Militar aspectos filosóficos das artes marciais. Aproveitou a oportunidade também para buscar novas técnicas de defesa pessoal. Com as apresentações e práticas o efetivo torna-se mais eficiente, ao mesmo tempo que desenvolve também o auto controle. Este congresso reuniu diversos professores e praticantes de arte marcial, com o objetivo de valorizar a parte filosófica dos treinamentos. A primeira “oficina”, no dia 16/10, foi com o Dr. José Alexandre Britto, faixa preta 3º Dan de judô, o qual ministrou como parte teórica “História e Princípios do Judô - Elementos para uma Boa Projeção: Kuzushi – Desequilibro inicial para a preparação da projeção. Tsukuri – Melhor maneira, perfeição na execução da técnica. Kake – Execução da projeção. Zantin – Preparação para a melhor queda do ukê.” Após os participantes realizaram treinamento de projeções, torções e imobilizações. DOMO ARIGATÔ, BRITTO SENSEI!

sábado, 12 de outubro de 2013

PROGRAMA EDUCACIONAL BUDÔ

A diretoria do Projeto Budô desenvolveu um programa educacional, constituído de 10 palestras sobre temas importantes dentro das áreas da segurança e educação. A primeira turma a conhecer o programa é a galera do Jiu Jitsu Educar, que já teve dois encontros. No da semana foi mostrado um vídeo sobre o trabalho e o respeito entre cidadãos, após também foram tratados os temas “limites na educação”, “eficiência e necessidade das leis” e “contratos sociais”.
Ao final, os jovens foram orientados a produzir uma pequena redação, para trazer no próximo encontro. Domo Arigatô!
__ぎおわに________ GIOVANI CASTRO

sábado, 18 de maio de 2013

terça-feira, 16 de abril de 2013

Buscando Conhecimento na Balsa

Nesta terça feira fomos ao dojô do amigo Diom Machado, no Bairro Balsa. Giovani e seus pequenos aprenderam princípios do jiu-jitsu, para agregar aos treinamentos do budô. E acima disto prestigiando o projeto de Diom, que é um exemplo de vida no seu bairro. Grande atleta e grande professor. Verdadeiro líder no Caminho do Guerreiro. Oss!

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Treinamento em Guaíba - Dojô Kuro Obi

Na busca por aprimoramento técnico, no Dojo Kuro Obi Guaíba, com o sensei Paulo Souza, e os colegas Marcelo Bastos e Athanael Souza. Cada um apresentava cinco técnicas de sua arte. Oss! Domô Arigatô Yajamaistá!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Graduados Faixas Laranjas

Os alunos soldados do Batalhão Centauro, faltando dez dias para sua formatura, recebem de seu instrutor o certificado de faixa laranja. E foi lançado um desafio: Como o Budô é um sistema pedagógico, quem quiser se graduar verde daqui a seis meses, deve formar pelo menos três faixas amarelas. Grande abraço aos "iniciados". Oss!

sábado, 6 de abril de 2013

Projeto Budô num Sábado de Sol

Estava no parque da Baronesa, ensinando e fotografando meu garoto, realizando o kata taikioku ni Quando aparece um pai, com uma menina, querendo saber como fazia para treinar conosco. Este pai, chamado Wagner, revelou ser faixa marrom de judô, aluno do saudoso sensei Paulo Brod. E com um pequeno incentivo, revelou muita didática e conhecimento, passando a ensinar e corrigir a ambas as crianças, permitindo que este instrutor-pesquisador pudesse ficar realizando estas fotos... Começamos com rolamentos e quedas, depois fizemos um pouco de jab/direto, e depois O-Soto-Gari E finalizamos com Seoi Nague. E depois que terminamos, enquanto esperava minha querida esposa terminar o trabalho, encontramos dois soldados da gloriosa, atuando como instrutores e chefes de um grupo escoteiro. Foi uma tarde de muito aprendizado para todos nós. Grande abraço. Oss!