Budô é o caminho do guerreiro. Aqui treinamos artes marciais, estudamos a cultura oriental e pesquisamos a filosofia. Também divulgamos mensagens e atividades culturais, que julguemos interessante para o desenvolvimento sadio da juventude.
sábado, 19 de maio de 2012
Tecumseh – Um Estrategista de Pele Vermelha
"Onde estão hoje os Pequots? Onde estão os narragansetts, os moicanos, os pokanokets e muitas outras tribos outrora poderosas de nosso povo? Desapareceram diante da avareza e da opressão do Homem Branco, como a neve diante de um sol de verão. Vamos nos deixar destruir, por nossa vez, sem luta, renunciar a nossas casas, a nossa terra dada pelo Grande Espírito, aos túmulos de nossos mortos e a tudo que nos é caro e sagrado? Sei que vão gritar comigo: "Nunca! Nunca!"
TECUMSEH, dos shawnees
Tecumseh (1768 – 1813) era um chefe índio, da tribo shawnee. Seu povo teve muitos atritos com os colonos ingleses, na terra que hoje conhecemos como Estados Unidos. Tecumseh aprendia com muita facilidade, e interessou-se por ler os livros do “homem branco”, principalmente a bíblia. Aprendeu praticamente sozinho e, em dado momento que precisava unir seu povo para resistir à dominação dos colonos, leu num almanaque que haveria um eclipse no dia seguinte. Então Tecumseh reuniu diversas aldeias e tribos, e ordenou a seu irmão, que era sacerdote de sua crença, que apagasse o Sol. O irmão não estava muito convicto, mas fez a cerimônia, determinando ao Sol que, por ordem do Chefe Tecumseh, se apagasse. Como isto aconteceu, a dedicação do povo em seguir este líder foi revitalizada.
Tecumseh -desenho de Benson Lossing 1848
Os generais das 13 Colônias não acreditavam que um índio tivesse tido esta ideia, que era digna de um Júlio César.
Mais tarde, em troca de apoio, Tecumseh foi nomeado general pelo governo inglês (em luta contra os colonos que buscavam independência das colônias), e morreu em uma batalha, em 1813, mas seu corpo nunca foi encontrado.
(Fontes: Pés Nus Sobre a Terra Sagrada – Livro – LP&M, autor T C Mc Luhan. Enterrem Meu Coração na Curva de um Rio, livro, versão on line, autor Dee Brown. Figura: Wikipédia)
GIOVANI CASTRO
Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 990, do dia 18/05/12, na Página 12.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário