quinta-feira, 12 de julho de 2012

Uma vitória do Brasil

Anderson Silva, lutador participante do UFC, derrotou dentro do octógono o norte- americano Chael Sonnen, pelo título dos Médios da organização. Teria sido apenas mais uma defesa de cinturão do brasileiro, não fosse a total falta de esportividade do adversário ao utilizar as mais escusas formas de provocação contra o Spider. Como resultado de toda essa falação, o Spider lutou na sua melhor forma e concentração, derrotando o adversário no segundo round e lavando a alma de quem, como ele, sentiu-se ofendido pelo norte-americano. Dito isto, ainda existem pessoas dizendo que vão treinar MMA... Não, pessoal, MMA é uma modalidade de disputa onde se utilizam múltiplas artes marciais, e para tal o participante precisa, ser especialista, ou não, em uma ou várias das artes, seja jiu-jitsu, muay thai, karatê, judô, entre outras. Para que possamos conhecer um pouco mais das artes marciais, nas próximas edições continuaremos tendo neste espaço a contribuição de profissionais das artes marciais do município, para que assim possamos valorizar e apreciar o mundo das lutas aqui, bem pertinho de nós. Núcleo de artes marciais da Brigada Militar Também conhecido como projeto BUDÔ, seguem as práticas marciais com militares, apoiadores e simpatizantes do BUDÔ em Barra do Ribeiro. Nosso ritmo de treino vai se elevando e ao contrário de que muitas pessoas pensam, não queremos uma faixa por mês, mas sim, nos conhecermos a cada treino, o que nos torna dentro da filosofia das artes, mais sábios e conhecedores do nosso próprio ser. Na última semana estivemos no dojô do mestre César Prado em Sertão Santana, dando continuidade nos treinamentos, nesta quinta-feira, (ontem) mais um treino no clube Sete de Setembro.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

O Que é o Projeto Budô

É um trabalho que vem sendo feito com o efetivo da Brigada Militar de Barra do Ribeiro (2º Pelotão da 2ª Companhia do 31º BPM). Os policiais são incentivados a praticar educação física e artes marciais. O projeto foi idealizado pelo comandante atual, apoiado pelo Soldado Leonardo Cardoso, profissional de educação física, e pelos sargentos do pelotão. Em japonês, budô significa “caminho do guerreiro”, e no caso refere aos componentes do projeto: militares e artes marciais. O símbolo acima procura traduzir todos estes itens: O tao (yin-yang) representa o caminho, a katana (espada japonesa) representa as artes marciais e a tonfa (bastão com punho) representa a carreira militar com missão de policiamento. Sob a supervisão de um mestre de kickboxing, César Prado, que também é 2º Sargento da Reserva, professores de artes marciais são convidados a apresentarem seus estilos aos militares, buscando qualidade de vida e aprimoramento técnico em situações de confronto. César Prado é o artista marcial de mais alto grau da região, 6º Dan, e gosta de ensinar enfatizando a cultura e a parte filosófica das artes marciais, usando parábolas e métodos orientais. Além do kickboxing, o mestre é arbitro e treinador de boxe olímpico, e, como remanescente do tempo de serviço policial, também trabalha com defesa pessoal para seguranças e qualidade de vida. Militares Visitam Novo Centro de Treinamento Militares da ativa visitam o novo Centro de Treinamento do mestre César, em Sertão Santana. É a matriz de sua Associação, que tem representantes em Barão do Triunfo, Mariana Pimentel e Barra do Ribeiro. Estão sendo formadas turmas de kicboxing e boxe voltadas para crianças e adolescentes, defesa pessoal feminina e para a “melhor idade”. Oss! GIOVANI CASTRO

terça-feira, 3 de julho de 2012

Alunos Que Escrevem Coisas Belas

Bem, para mim, esse projeto é muito importante para eu ser uma pessoa melhor. Hoje eu sei que posso evitar as drogas sem ter que brigar com ninguém. Sei também quais são elas e o mal que elas causam em nossa saúde e nas nossas vidas. Fico triste em saber que muitas pessoas estragam suas vidas por não ter tido a sorte que nós temos de receber essas informações tão claras. Hoje em dia os pais dizem que não podemos fumar, não podemos beber, não podemos usar drogas nem brigar, mas não dizem como evitar essas coisas todas, e nem porque e quais são os perigos de verdade. E saber dessas coisas através da polícia me passa mais segurança, porque vocês realmente conhecem sobre o que estão ensinando. Tem gente que passa uma vida toda escutando que faz mal, que não pode. Eu posso dizer que, com 10 anos, já sei que essas coisas não vão existir em minha vida. Obrigada a quem criou o projeto e aos que se dedicam a ele. Natália – Aluna do 6º Ano – Escola Pinós
Com esta redação a Natália foi escolhida para receber um prêmio do PROERD no ano passado. Depois foi publicada neste jornal, Edição nº 969, do dia 16/12/2011, na Página 3. Quem disse que uma criança ou um adolescente não pode expressar bem? Em tempos de internet, cada vez mais as pessoas estão perdendo o hábito da leitura, e escrevendo cada vez mais abreviado e confuso. Nossos projetos, Budô e Quartel na Escola, estão iniciando a trabalhar com oficinas de produção escrita. Valeu Natália, continue assim! E os demais alunos, terão seus trabalhos publicados também. Enquanto Isso... A equipe de graduandos em kickboxing segue treinando com persistência.
Oss! GIOVANI CASTRO http://projetobudobm.blogspot.com Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 996, do dia 29/06/12, na Página 12.