segunda-feira, 26 de maio de 2014

11º Campeonato Mundial de Hapkidô Olímpico

Tivemos a honra de participar da delegação gaúcha no Mundial de Hapkidô. Como graduado faixa-preta, atuamos como delegado, junto com técnicos, diretores e árbitros. Além destes, as delegações constituíam-se também de atletas adultos, adolescentes e crianças. O evento ocorreu em Curitiba, pois o presidente da arte em nível mundial é residente na cidade. Trata-se do Grão-Mestre Dr. Hong Soon Kang, coreano que escolheu o Brasil como residência. Durante um fim de semana foi como se estivéssemos na Coréia. Havia muitos mestres da arte, tanto quanto autoridades, civis e militares. Na abertura tocou a Banda da PM do Paraná, executando o Hino Nacional da Coréia, o Hino Nacional Brasileiro, depois tocaram Gangnam Style, o grande sucesso do DJ coreano Psy. Foi uma homenagem jovial e divertida, que fez os atletas mirins dançarem o “cavalinho”. Ao longo do final de semana que durou o mundial, pudemos conhecer verdadeiras lendas do hapkidô, como mestre Anassiel Kim (RJ), grão-mestre Itagiba Vitório (RS), mestre Lee e mestre Antônio Byun (Coréia), mestre Newton (Japão), Mestre Carlos Mesquita e Mestre Luciano Marçal (MG) e outros tantos, que somente conhecíamos por livros. O Rio Grande do Sul foi o estado que mais levou atletas, assim como teve também maior número de mestres, de diversos núcleos: Grão-Mestre Itagiba (Guaíba); Mestre Max Quevedo (Capão do Leão); Mestre Fabrício Vianna (Bagé – representante da Polícia Civil); Mestre Júlio Barbosa (Uruguaiana, representante da Brigada Militar); Grão-Mestre Leonardo Santiago (Porto Alegre, proprietário da Loja Otugui); Mestre José Bengochea (Rio Grande); e um mestrando, que graduou-se 4º Dan no campeonato, Mestre Ricardo Juliano (Porto Alegre, soldado da Brigada Militar). Honrou nosso estado e nossa corporação também o soldado Maiquel Delabari Rocha (Bagé – faixa amarela), integrando a equipe de mestre Fabrício. Foi uma experiência ímpar, ensinando como a competição sadia serve de estímulo a jovens e crianças. Mesmo a adultos, quem não gosta de provar o sabor da vitória, ou mesmo de receber uma honraria por participação e bom comportamento? Parabéns ao Mestre Kang e a todos os seus representantes! GIOVANI CASTRO 1º Tenente da BM – 1º Dan HKD

2 comentários:

  1. Grande Giovani Adamoli Castro 1° DAN HAPIKIDO..Parabens por usa visão e materia jornalistica no blog BUDO eu como seu mestre me honro !!

    att: Grão Mestre Max Quevvedo 6° Dan

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, mestre. É bom ver as publicações atingirem seus objetivos. Incentivar a uns, educar a outros, e reconhecer o mérito de todos. Sawadee krup.

    ResponderExcluir