Budô é o caminho do guerreiro. Aqui treinamos artes marciais, estudamos a cultura oriental e pesquisamos a filosofia. Também divulgamos mensagens e atividades culturais, que julguemos interessante para o desenvolvimento sadio da juventude.
quarta-feira, 11 de abril de 2012
Instrução de Tropa
Ocorreu na Escola Pinós, aos alunos do projeto, onde se encontravam adolescentes, policiais militares e civis, uma instrução de tropa. Além do treinamento físico utilizando o BPE 61 (também chamado tonfa), foram tratados aspectos éticos do uso da força por policiais e profissionais da segurança. Também foram apresentadas as chamadas técnicas menos letais do uso da força, como gás lacrimogêneo e TASER, que podem ser usadas tanto em casos de crimes quanto em casos de surto psicótico, infrator embriagado ou drogado.
Como de costume, estiveram presentes a Equipe Mega Segurança e a do Restaurante Figueiras, que gentilmente ofereceu o coffee break.
Um Grande Mestre do Budô
Gichin Funakoshi nasceu na cidade de Shuri, da ilha de Okinawa, em 1868. Funakoshi, era filho único e logo após seu nascimento foi levado para a casa dos avós maternos, onde foi educado e aprendeu poesia clássica chinesa. Algum tempo depois ele começou a frequentar a escola primária, onde conheceu outro garoto de quem ficou muito amigo. Esse garoto era filho de Yasutsune Asato, um dois maiores especialistas na arte do karatê (à época ainda conhecido por tode ou Okinawa-te) e membro de uma das mais respeitadas famílias. Logo, Funakoshi tornou-se seu discípulo.
Como na época a prática de artes marciais não era muito bem vista na região, os treinos eram realizados à noite, no quintal da casa de mestre Asato, onde se aprendia a socar, chutar e mover-se conforme os métodos praticados naqueles dias. O treinamento era muito rigoroso. Mestre Asato tinha uma filosofia de treinamento que se chamava hito kata san nen, ou seja, «um kata em três anos». Funakoshi estudava cada kata a fundo e, só então, quando autorizado pelo seu mestre, seguia para o próximo...
Treinou também com outro reconhecido mestre de caratê, Anko Itosu, amigo de Asato. Após vários anos, os treinos dedicados deram grande contribuição para a saúde de Funakoshi, que fora uma criança muito frágil e doentia. Ele gostava muito da rotina de treinamento, mas como não pensava que pudesse fazer dele uma profissão, inscreveu-se e foi aceito como professor de uma escola primária em 1888, aos 21 anos, aproveitando toda a cultura adquirida desde a infância quando seus avós lhe ensinavam os Clássicos Chineses. Esta deveria ser sua carreira a partir de então. Aliou progressivamente o trabalho da escola com o das artes marciais, e consegue introduzir o primeiro programa de karatê nas escolas públicas, posteriormente conseguindo incluir a arte no programa de formação de professores (curso “normal”)
Funakoshi não inventou o karatê, mas o sistematizou, tornando didático da forma que é hoje. Em homenagem a seu apelido de criança, Shoto, seu estilo é chamado shotokan.
Oss!
GIOVANI CASTRO
http://projetobudobm.blogspot.com
Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 984, do dia 05/04/12, na Página 12.
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