Hoje apresentamos ao leitor um pouco da filosofia e da simbologia orientais. Como símbolo principal do Budô, elegemos o Tao, uma figura que geralmente é chamada por suas partes: Yin e Yang. Neste simples desenho fica materializada praticamente toda a cultura, o posicionamento político, cultural e até culinário dos orientais. A versão em preto e branco é chinesa, mas existe também a versão vermelha e azul (em coreano, yin-yang passa a ser chamado “eum-yang”, e a própria bandeira sul-coreana é uma versão do Tao, chamada “taeguk”). Resumindo um pouco, poderíamos dizer que o Tao é o universo, ou qualquer de suas partes. Poderia também representar um casamento, um prato de comida, ou qualquer outra coisa a ser analisada. Suas partes, o Yin e o Yang, seriam os componentes deste objeto. Por exemplo, se dissermos que o Tao é um casamento, o Yin (preto) seria a mulher, e o Yang (branco) o homem. Note que cada um tem um pouco do seu oposto. Já se analisarmos os seres humanos em geral, poderíamos dizer que o magro é Yin, e o gordo é Yang. E por aí vai, o Yin também pode representar o negativo, o frio, o apressado, o triste, etc... O Yang, em oposição, é o positivo, o quente, o calmo, o risonho.
Na alimentação, os orientais não baseiam suas escolhas apenas no gostar ou não de algum sabor. O arroz é muito “yang”, portanto, engorda. Então, para equilibrar, é preparado com açúcar, que é “yin”.
Sobre o Tao existem duas obras principais, chinesas, o I Ching, um livro milenar usado para tomadas de decisão, e o Tao Te King, do filósofo Lao Tsé. Nas palavras de José Laércio, “Os ensinamentos de Lao Tsé expressos no Tao Te King representam para o povo chinês aquilo que os ensinamentos de Jesus representa para o mundo ocidental.” Abaixo transcrevemos um dos “versos” de Lao Tsé, para valorizar nossa discussão:
Aforismo 62 – O Caminho Perfeito
O Caminho Perfeito é o refúgio de incontáveis criaturas.
É o tesouro do homem de bem, a salvação do perverso.
O Tao é a pátria de todos os seres e a querência dos bons
Palavras admiráveis podem produzir honrarias.
Ações admiráveis podem elevar o homem acima dos outros.
Belas e piedosas palavras são fáceis, mas somente boas ações
conduzem o homem à perfeição.
Será sinal de nobreza rejeitar os homens maus, se até os homens
perversos não são abandonados Ele?
Para a conservação e desenvolvimento do Caminho Perfeito, que se
Abre a todos os seres, é que são instituídos o imperador e seus
ministros, e não para que eles se deliciem com o cetro e os cavalos
das suas carruagens.
É para que meditem sobre o Caminho Perfeito, avancem no seu
conhecimento e contribuam para o desenvolvimento
dos outros.
Por que os antigos tanto admiram esse Caminho Perfeito?
Não será porque ele é a fonte de todos os bens e o remédio
para todos os males?
É porque ele é a coisa mais nobre do mundo!
Tao Te King.
O importante desta forma de analisar as coisas é perceber que os extremos sempre são perigosos. Qualquer coisa muito “yin” ou muito “yang” tende à destruição, e um não existe sem o outro..
Visite nosso blog: http://projetobudobm.blogspot.com/
Citações retiradas do site http://www.joselaerciodoegito.com.br.
Nossas Aulas
Nesta semana o Projeto Budô contou com aula no dia 27, sendo praticadas técnicas de jiu-jitsu aplicadas à defesa pessoal. O instrutor foi o Sr. Leandro Naibert. Compareceram policiais militares e alunos de jiu-jitsu.
Torcemos pela recuperação da genitora do mestre César, que se encontra em tratamento.
GIOVANI CASTRO – Idealizador do Projeto
Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 972, do dia 06/01/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário