sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O Rei Tigre

Além de relatar os eventos do projeto, este espaço também será usado para trazer ao leitor a biografia de grandes expoentes das artes marciais. Hoje o escolhido foi o Rei Tigre, da Tailândia. Chamava-se Phra Chao Sua, e na época de seu reinado as lutas estavam muito difundidas, como esporte. O rei gostava tanto de lutar, que, para não ser beneficiado pela sua condição política, entrava mascarado nos campeonatos. E costumava ganhar, quando retirava a máscara, e recrutava os lutadores para seu exército.
A arte marcial tailandesa é o muay thai, também chamado boxe tailandês. É uma arte de contato que tem diversos estilos. Suas técnicas incluem chutes, socos, joelhadas, e cotoveladas. Algumas escolas aceitam também a cabeçada, mas em campeonatos geralmente não é permitida. Muay thai é uma arte que não contém filosofia, mas, como sua origem é em um país budista, ocorrem alguns rituais e práticas desta crença adotada por seus mestres.
Uma prática interessante é o ram muay (em algumas escolas é chamado way khru). É uma espécie de dança, com movimentos de luta. Acontece antes de cada luta, e serve para cada lutador apresentar as técnicas de seu estilo. Joelhadas, esquivas, cotoveladas, pêndulos, socos retos, socos curvos, clinchs em um adversário imaginário, tudo ao som de um conjunto de instrumentos rústicos. Alunos mais destacados usam na cabeça o monkon, um ornamento de cordas trançadas, com todas as cores das graduações da escola. Graduações estas que são usadas nos braços (em vez de faixa, chamamos kruang), com cores em uma ordem hierárquica sendo a máxima a preta.
Ao contrário do que possa parecer, mesmo sendo um esporte de aparente agressividade e explosão, observa-se que seus praticantes desenvolvem muito auto-controle emocional. Fisicamente, trabalha muito a cintura, pernas e ombros, sendo classificado como exercício aeróbico.

Aulas
Nesta semana ocorreram dois encontros do grupo: Na Terça-feira (13/12), no Clube Sete, onde foram treinadas técnicas de quedas, projeções e imobilizações e na Quinta-feira (15/12), na academia do mestre César, em Sertão Santana. Para a semana que vem (20/12) a aula será para o grupo de sargentos dos municípios integrantes do 2º Pelotão.
Este projeto conjunto da Brigada Militar e Federação Riograndense de Muay Thai e Kickboxing tem apoio do Clube Sete, Gráfica Naibert, Jornal Novo Tempo e site Barra Viva.
GIOVANI CASTRO – Idealizador do Projeto
Publicado no Jornal Novo Tempo, Barra do Ribeiro, RS, Edição nº 969, do dia 16/12/11, na Página 12.

Nenhum comentário:

Postar um comentário